O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, que coordena o programa Vida Melhor, conferiu, nesta sexta-feira (21), a execução das obras da nova fábrica de processamento de frutas da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos ( Coopercuc ), em Uauá. Acompanhado do secretário de agricultura, Jairo Carneiro, ele visitou as instalações da fábrica, que já possui 70% de execução.
“O objetivo do Vida Melhor é oferecer condições para que a produção das famílias seja reforçada e tenha mais qualidade. Com equipamentos modernos, a produção avança", afirmou Rui Costa. Segundo ele, a localização da fábrica, ao lado da BR-253, é estratégica para a saída dos produtos, que estão sendo exportados em diversos formatos e embalagens.
O presidente da cooperativa, Adilson Ribeiro, explicou que a agroindústria possibilita a produção de poupa e suco e profissionaliza o trabalho. “Vamos ganhar condições de trabalhar de outro jeito, entrando com força no mercado. A oportunidade chegou e é fruto do compromisso do Estado com a agricultura familiar".
De acordo com o secretário Jairo, o esforço do governo é garantir que os pequenos agricultores tenham condições de processar os produtos do campo e de vendê-los no município, no estado e também fora do país.
Os recursos públicos na sede somam R$930 mil e estão sendo investidos por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car) e a Coopercuc. A previsão de inauguração do espaço deve acontecer em junho deste ano.
Após a visita, os secretários foram para a abertura do 6º Festival Regional do Umbu, também na cidade de Uauá. No festival, esta sendo feita a venda de produtos da agricultura familiar. E os produtos derivados do umbu - geleias, doces, suco, sorvete - são maioria. O objetivo do festival, que termina amanhã, é divulgar e aproximar o público das iniciativas da agricultura familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário